terça-feira, 11 de janeiro de 2011

As Pragas da Fama

Há muitos proclamados Famosos.

Por fim, a Fama trata-se de um atributo particular causado meramente pela peculiaridade de um comportamento ou aparência em comparação com as convivências ditas padrões na sociedade.

Um Famoso não pode ser auto-proclamado, isto é óbvio, pois a "Fama" existe apenas no imaginário social da mente humana, ou seja, como criatura de grupo, aquele que logra a "Fama" é unicamente famoso pelo fato de ter quem o faça de tal forma.

Ser famoso é um sonho, desafio e uma praga, respectivamente.

Não, não pretendo realizar menções às estrelas de nossa televisão, pretendo que veja a própria fama daqueles ao seu redor.

Como dito, a "Fama" opera de uma forma simples:
- Alguém torna-se famoso por um atributo, ação, posição ou aparência.

Ou seja, a "Fama", ao mesmo tempo que clama os louros do reconhecimento, cria um paradigma a respeito do famoso.

O que é um Paradigma?

Paradigmas, em ironia, quase sempre revelam-se Paradoxos. Um Paradigma é uma Ideia comum em sociedade relacionado a tudo que nos cerca, por exemplo:
- Produtos do Paraguai são geralmente falsos.
- Protestantes são sempre puritanos.
- 'Forró' é irritante.

Simplesmente, tratam-se de meros "Preconceitos" que nadam livres em nossa sociedade e modelam nosso pensamento em respeito ao mundo.

A Fama é um imã de Paradigmas, pois como dito, o famoso torna-se tal por uma peculiaridade em sua convivência.

A Fama pode trazer méritos, a situação de ser conhecido por todos em uma festa pode ser benéfica, pois o valoriza em meio ao grupo, porém, a mesma fama poderia destruir sua imagem se fosse gerada por julgamentos, quase sempre hipócritas, como: "Facinha" e "Aproveitador".

Ou seja, o forte gerador de paradigmas é o diferencial em uma fama benéfica ou em uma fama maléfica.
O Estopim é o diferencial.

Em diversas situações, podemos apresentar-nos à pessoas que mal conhecemos e já ouvir argumentos sobre nós, sempre relacionados principalmente à peculiaridades nem sempre verídicas.

O Paradigma é quase sempre um Paradoxo, por ser um preconceito simplista, superficial.
O Famoso sempre será famoso por suas características mais peculiares, um profeta sempre será lembrado pelas duas profecias que ocorreram e jamais pelas outras 200 que nem "passaram perto", um político de boa carreira sempre será lembrado pelos maiores escândalos envolvendo-o ou pelas maiores tentativas de sufocá-los.

A Fama é um elemento derivado de Paradigmas. Paradigmas são, quase sempre, Preconceitos Paradoxais.

Por exemplo, no Rio de Janeiro, algumas companhias de "Taxi" costumam não deixar o passageiro em favelas ou bairros onde há o paradigma de perigo, algumas, inclusive, cobram retorno.

Não é uma crítica aos serviços daqueles que se arriscam a servir uma sociedade que prega as diferenças tornando todos iguais, e sim um alerta.

A Fama pode ser um Paradoxo, talvez os vizinhos não sejam tão vorazes por fofocas ou aqueles coloridos não sejam tão superficiais. A Resposta é Triste, pois este "Talvez" apenas poderá ter resposta naqueles que tiveram seus nomes envoltos em paradigmas.

A Moral, seja Comercial ou Religiosa, é exclusivamente utilizada para julgar estes que possuem a fama, julgamentos, muitas vezes, realizados por olhos cegos devido à constante exposição aos holofotes de sua suposta imagem.

Aquele que encontrou a Fama, involuntariamente ou voluntariamente, deve lembrar que tornou-se ela, pois o homem, acima de tudo, tem seu valor decidido apenas pelos espelhos embaçados daqueles que o cercam e pelas fantasias "Imperfeitas Perfeitas" que crêem ser.

Assim Falou o Ex-Profeta.
-------
(Perdão por possíveis erros de gramática ou no desenvolvimento de ideias, este é meu primeiro Post e foi escrito às raias da madrugada).

3 comentários:

diHITT - Notícias